Acesso à informação em qualquer lugar e momento, a partir de diferentes tipos de aparelho, é a definição perfeita para computação móvel. Entenda!
Nem sempre foi rápido e fácil mandar um e-mail, falar com amigos e família em outra cidade ou mesmo ter acesso a notícias importantes daquela época. Antigamente o acesso à informação era muito diferente do que temos atualmente e a dificuldade comunicacional era imensa.
Aplicativos como WhatsApp, Messenger, Telegram ou Skype eram inimagináveis e nem se falava do termo “redes sociais”, como o finado Orkut e o todo-poderoso Facebook. Além disso, o maior portal de buscas do planeta terra, o Google, estava longe de existir algumas décadas atrás.
O que mudou?
Com a criação de computadores e a internet ganhando espaço, o acesso à informação foi se tornando algo mais rotineiro e natural. Não era preciso esperar horas para receber um fax ou uma carta aguardando uma resposta, afinal o e-mail substitui essa função.
Além disso, alguns anos mais tarde, com a chegada dos primeiros smartphones, a comunicação e o acesso à informação tiveram níveis de avanço inimagináveis.
O conceito de computação móvel
A partir disso, a computação móvel ganhou força e hoje está cada vez mais presente. Esse conceito apresenta a ideia da facilidade de utilizar um dispositivo móvel, como o celular ou notebook, para acessar a internet, enviar e-mails, ler notícias e até mesmo trabalhar durante momentos antes impossíveis como preso no trânsito, por exemplo.
Entendeu o motivo da importância da computação móvel? Ela é essencial para o dia corrido e agitado que vivemos atualmente, pois é a partir dela que podemos lidar com todas as demandas do trabalho, falar com nossos amigos ou família e ter acesso a todo tipo de informação.