Conceito – A área de TI desempenha um papel estratégico e crítico em ambientes corporativos. Motivo pelo qual as políticas de gestão devem passar por revisões constantes, reavaliando o seu papel e a necessidade de criar fluxos de trabalho mais eficientes, integrados, seguros e inovadores.  A auditoria cataloga boas práticas, avalia processos e rotinas do negócio. Além de encontrar pontos que necessitam de melhoria, essa solução dá ao negócio mais capacidade para reduzir custos e melhorar o seu nível de competitividade.

Ferramenta – O COBIT é uma ferramenta muito utilizada em auditoria de TI. Permite uma avaliação padronizada para fundamentar a opinião do auditor sobre a TI da organização e permite apresentar recomendações à administração sobre melhoria dos controles internos.

Processos – A auditoria de TI irá avaliar todas as políticas de governança, as rotinas e a cadeia de processos existentes na área de tecnologia. A área de TI passará por uma análise onde dados internos serão levantados, agrupados e avaliados em busca de falhas e pontos que necessitam de melhoria. A auditoria poderá identificar fatores que impactam no desempenho das soluções de TI e na sua integração com os processos internos da empresa. Nesse sentido, a auditoria de TI deve ser vista como uma aliada estratégica, que avaliará o uso eficiente dos recursos internos, em busca de rotinas alinhadas com regulamentações de segurança e padrões do mercado.

Informações – Detectando pontos críticos, a auditoria poderá indicar novas políticas e abordagens operacionais. Alinhadas com padrões e normas internacionais, tais estratégias podem reduzir os custos operacionais e o número de falhas que ocorrem nas rotinas existentes. Como consequência, os times do setor aumentarão o seu índice de produtividade. Junto com a agilidade para rastrear falhas, a empresa pode manter-se ainda mais eficaz, reduzindo a possibilidade de gargalos ou a ocorrência de fraudes. Do mesmo modo, a auditoria pode identificar rotinas com alta vulnerabilidade, usuários com privilégios indevidos e outros pontos de atenção. Nesse sentido, medidas serão indicadas para tornar o ambiente de trabalho mais confiável e seguro.

Benefícios – A auditoria de TI pode impactar profundamente uma empresa. Com melhor direcionamento de recursos, o investimento em novas tendências é viabilizado. Gestores podem reduzir o tempo gasto na resolução de conflitos e, ao mesmo tempo, ter uma equipe mais eficaz.

Sendo aplicada de maneira estratégica, a auditoria de TI pode tornar a empresa mais eficaz e competitiva. A elaboração dos objetivos à longo prazo, por exemplo, será feita com base em dados precisos e auditados.

Reconhecimento – O alinhamento dos processos internos com padrões do mercado através de auditorias periódicas, permite reconhecimento das demais áreas e do mercado, sendo visto como um fator estratégico para a área. Desta forma, a auditoria garante que a tecnologia será direcionada para o centro das estratégias da empresa. Através de uma abordagem alinhada com os demais setores, a área de TI garante o reforço à estratégia corporativa. Neste contexto de auditoria de TI, parceiros especializados podem permitir o desempenho estratégico da área.