O que é indústria 4.0?
O conceito de indústria 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas em diversos campos de automação e troca de dados.
O grande objetivo da indústria 4.0 é facilitar a visão e execução de fábricas inteligentes e proporcionar as melhores decisões para a equipe, de acordo com os processos físicos e as estruturas de trabalho.
Os princípios da indústria 4.0
A indústria 4.0 é uma extensão em conjunto da internet das coisas. Os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizações são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.
Interoperabilidade:
Trabalha através da habilidade dos sistemas ciber-físicos (suporte de peças, estações de montagem e produtos), dos humanos e das fábricas inteligentes de se conectarem e comunicarem-se entre si, por meio da internet e do sistema de armazenamento em nuvem.
Virtualização:
Esse processo visa a criação de uma cópia virtual das fábricas inteligentes, com o intuito de monitorar os processos físicos e criar modelos de plantas virtuais para melhorar o desempenho organizacional, assim como a simulação de processo.
Descentralização:
Neste caso, o princípio da indústria 4.0 caracteriza-se pelo fato das fábricas inteligentes de tomarem decisões sem que precisem de qualquer intervenção humana.
Capacidade em Tempo Real:
Caracteriza-se pela capacidade de coletar e analisar dados de maneira simultânea e entregá-los em tempo real.
Modularidade:
Trata-se da adaptação flexível das fábricas inteligentes para requisitos mutáveis através da reposição ou expansão de módulos individuais.
Viu só como a indústria 4.0 é muito importante para o presente e para o futuro da indústria? Com o intuito de tornar tecnológico todos os sistemas e projetos, a indústria 4.0 tem tudo para ser um dos nomes mais comentados nos próximos anos.