As organizações precisam aperfeiçoar e organizar suas atividades rotineiras, como parte fundamental da sua estratégia. Isso é ainda mais crítico em organizações que buscam certificações tais como as promovidas pela ISO, para as quais o mapeamento e documentação dos processos são peças chave na busca da certificação.
O entendimento da mudança em processos deve ser executado de forma sincronizada levando em consideração: estrutura organizacional, políticas e regras, instalações e tecnologia. Para isso, são necessárias diversas etapas, contemplando planejamento de atividades, identificação das necessidades, mapeamento, análise, redesenho e otimização do processo.
Devem ser considerados, sempre que necessário, a implementação de novas tecnologias para automação, mudanças na estrutura organizacional para suporte ao processo redesenhado. Para o correto monitoramento, faz-se também necessária a definição dos indicadores de desempenho do processo.
Todas as propostas de mudança e novas implementações devem estar consistentemente consideradas em um Plano de Implementação, que precisa levar em conta o funcionamento da organização durante a implantação das mudanças determinadas.
- Planejamento do Trabalho
- Elaborar o plano do trabalho
- Reunião de validação da etapa
- Contexto e necessidades
- Definir contexto de negócios
- Definir arquitetura de processos
- Estabelecer escopo e visão dos processos
- Reunião de validação da etapa
- Mapeamento dos Processos
- Levantar processo selecionado
- Documentar o processo selecionado
- Analisar o processo atual
- Reunião de validação da etapa
- Redesenho do Processo
- Analisar oportunidades de melhoria
- Documentar o novo processo
- Ferramentas técnicas
- Reunião de validação das etapas
- Novas Tecnologias
- Analisar oportunidades de inovação
- Definir novo cenário tecnológico
- Desenho e Estrutura Funcional
- Papéis e responsabilidades
- Indicadores de Desempenho
- Definir modelo de medição de desempenho
- Plano de Implementação
- Elaborar o plano de implementação